++ INSÔNIA: Medicina na Bolivia

28 junho, 2005

Medicina na Bolivia

Quem quer fazer medicina na Bolivia, ae? Pois quem quiser (mesmo) se prepare, para entrar num boa universidade publica é fácil, o difícil é SAIR, isso mesmo, apesar de não realizar vestibular para ingressar, dita a a lenda que, as aulas são tão puxadas que nem 50% dos alunos passa para o ano seguinte, além do mais q tem o ano de propedeutico q visa nivelar todos os alunos antes de realmente començar o primeiro ano, se vc tiver algum tétulo academico prévio, vc pode començar o primeiro ano direto (pelo menos ja economiza hum ano).
Por outro lado, tendo uma base teorica forte nos primeiros 3 anos, o resto depende dos professores de pratica q te sortearem, (um conselho, se vc quiser escolher teu professor de pratica, se matricule o mais tarde possivél, assim uma vez q as turmas estiverem formadas, eles te dão a opçao de escolher teu grupo de pratica, =-)).
Pontos a favor de estudar lá:
- Custo, so paga a matricula uma vez ao ano, a moradia vc se arranja como quiser, a alimentação custa pouco, comparada com o Brasil..., os livros, muita gente opta por xerocar mesmo, ou comprar de segunda mão (opções não faltam)
- O ensino é forte, especialmente na universidade publica e material para a prática de anatomia não falta, é até triste mas todo cadaver indigente, sem ser reclamado pode virar material de estudo (como diria o professor Dr. Alfredo "Veneno" Rojas: "Isso q vcs tem nas mãos é ouro, tratem-os com muito carinho e respeito"), a pratica nos hospitais também é muita,pacientes não faltam, vc pode fazer o quiser com o teu paciente... supervisionado, claro, os pacientes "pertencem", no mínimo, ao residente q não falta lá são residentes para te orientarem, além do mais se alguma coisa acontecer ao paciente rolam as duas cabeças, a do residente e a tua. o acesso aos hospitais escola é sem frescura, vc só tem q conversar e pedir autorização escrita ao diretor do hospital, vc so não pratica se não quiser...

- A aréa da medicina familiar, medicina pública e tropical é boa lá

- Cursos extracurriculares são muito mais baratos (de preferencia escolha os internacionais para melhor o teu curriculo), se vc for membro da Sociedade Cientifica (q organiza os cursos), pode sair de graça =-P

- Há estimulo a investigação médica, cada ano tem o congresso científico de estudantes de medicina, a vezes em outras cidades

- a cidade não é muito grande e vc quase não usa transporte publico (pelo menos em Cochabamba)

Pontos em contra

- inestabilidade politica, (mesmo assim muitos professores não querem nem saber, continuam suas aulas)

- idioma, mas nem tanto o "portunhol" é muito falado lá atualmente

- Professor "a moda antiga", aquele q não facilita a nota q vc merece e diz "Dez é pra Deus que é perfeito, 9 pra mim que estou te ensinando, 8 para teus pais que te mantêm... o máximo q vc pode aspirar para ser bom é somente 7" e muitas vezes faz preguntas de conhecimento geral só pra te fazer sofrer na frente de teus companheiros, mas desses agora há poucos (mas o q esses velhos ranzinzas sabem, não esta no gibi, umas razões para ser bem quisto na prática de neonatologia foi saber a bografia de Benjamin Franklin...)

- Ter q revalidar o diploma pra poder exercer no Brasil, essa é a parte mais foda de todas, apesar do q esta escrito no MEC muitas universidades públicas, não querem revalidar, é q mais trabalhoso, e as q revalidam não acatam o regulamento do MEC, alegando autonomia universitaria e preparam testes q muitos dos recém egressados daqui mesmo não passariam, començando pelo tipo de preguntas (muitas a nível de especialidade) até a nota exigida para passar, a maioria de 7/10, isso sem mencionar o preço absurdo cobram (a mais alta foi a de Manaus... R$ 5.000,00, onde uns 300 medicos formados no exterior se inscreveram, é mole?)... a vezes tenho a impressão q muitos dos médicos daqui fazem pouco caso do juramento hipocrático ou então q não o fizeram.

Bom, espero q assim tenham uma ideia do q esperar se decidirem estudar medicina no exterior, especialmente na Bolivia, uma coisa é certa, tem q ter vocação.

Bom, para terem mais alguma informção:



Faculdade de Medicina da UMSS, em Cochabamba
Juramento Hipocrático
Grupo de discussão do msn com informação para ajudar a revalidar o diploma médico obtido no exterior