++ INSÔNIA: "Estes são os meus princípios. Se você não gosta deles, eu tenho outros". Alguém já viu igual?

19 outubro, 2005

"Estes são os meus princípios. Se você não gosta deles, eu tenho outros". Alguém já viu igual?


Croucho Marx, um dos Irmãos Marx, taí um "marxismo" que eu gostaria de praticar.
Os Irmãos Marx començaram a carreira como músicos que tocavam nas cidadezinhas lá da "gringolândia" por uns 20 anos só que não tavam indo muito bem. Um dia, aliás, um belo dia, em 19 de maio de 1924, estrearam um musical engraçado na Broadway intitulado "I'll say she is" (Direi que ela é). Outra peça musical que fizeram na Braodway foi "The Coconouts" ("Os cocos" que tambem poderia ser traduzido como "Os Malucos", Groucho usava muitas frases de duplo sentido) que ficou, desde o 8 de dezembro de 1925, por 3 anos. No dia 23 de outubro de 1928 estrearam a peça "Animal Crackers" (confesso que de apesar de ter uma idea da tradução literal eu deveria saber mais da peça para revisar se o signifcado é esse mesmo, meu, gringo pode ser tão complicado!). Començaram a fazer a versão cinematográfica de "The Coconouts" e depois fizeram a da "Animal Crackers"!
Groucho fez 26 filmes, desses, 15 com os irmãos Chico e Harpo . Desses filmes, apenas 14 foram exibidos . O primeiro era um filme mudo e dizem que o propio Groucho "picou" o filme para que não fosse visto. É claro que ele não tinha gostado do filme.
Os Irmãos Marx foram um dos grupos de comediantes mais famosos do mundo (alguém lembra do seriado Boomer? Aquele do cachorrinho... Bem, tinha um capítulo em que um adolescente quer se tornar um comediante só que na tradução ele idolatrava Os Trapalhões enquanto na verdade fazia referencia aos Irmãos Marx). Eles tinham seu propio jeito de fazer comédia. Algumas das frases que o Groucho dizia são frequentemente mencionadas, inclusive até hoje (cada vez que verem algum presonagem de desenho animado usando óculos, un baita bigode preto e un charuto lembrem do Groucho).
Groucho (Julius Henry Marx) , nasceu em 1890 e morreu em no dia 19 de Agosto de 1977 no Cedars Sinai Medical Center, ele tinha 86 anos de "juventude". Suas cinzas estão em um pequeno quarto no mausoleo do Eden Memorial Park em Mission Hills, na California. Nos filmes, era um homem de meia idade com óculos, um grande bigode preto sempre com um charuto. Sempre lançando suas "sacadas" de duplo sentido e insultos a todos e sobre qualquer assunto. Em seus últimos anos ele tinha um programa de radio "You Bet Your Life" ("Você aposta, ou apostou, malditos verbos irregulares dos imperialistas anglo-saxões, sua vida"), pelo qual ganhou o prêmio "Best Comedian of the Yearaward in 1949".
Groucho é lembrado como o mais popular, e reconhecido de todos os Irmãos Marx. Talvez ja tenham visto estas frases, so não sabiam quem as inventou (ou as popularizou, assim como nestes tempos de CTRL+C e CTRL+V... vai saber):

- "Atrás de todo homem bem-sucedido, existe uma mulher. E, atrás desta, existe a mulher dele."

- "Não entro para clubes que me aceitam como sócio."

-"Disseram que dei vexame bebendo champagne no sapato de Sophia Lorem. Não é verdade. Derramei quase metade porque ela se recusava a tirar o maldito pé do sapato" (esta é nova para mim)

- "As noivas modernas preferem conservar os buquês e jogar seus maridos fora"

- "Para mim, a televisão é muito instrutiva. Quando alguém a liga, corro à estante e pego um bom livro para ler" (bom, niguém é perfeito)

- Há tantas coisas na vida mais importantes que o dinheiro! Mas, custam tanto!

- "Inteligência militar são duas palavras contraditórias"

- "Fora um cachorro, o livro é o melhor amigo do homem. Dentro do cachorro é escuro demais para ler"

- "Ele pode parecer um idiota e falar como um idiota, mas não se deixem enganar: ele é realmente um idiota"

- "Eu nunca esqueço um rosto, mas, no seu caso, vou abrir uma exceção"

- "Do momento em que peguei seu livro até o que larguei, eu não consegui parar de rir. Um dia, eu pretendo lê-lo"

- "Você tem o cérebro de um garoto de quatro anos e eu aposto que ele ficou feliz por ser livrar dele"

- "Por que eu deveria me importar com a posteridade? O que a posteridade já fez por mim?"

- "Justiça militar está para justiça assim como música militar está para música" (parece que ele não gostava dos militares... como todo ser sensato)

Este é o diálogo (texto surrupiado do Fernando Tucori escrito aqui) em que Groucho, interpretando Rufos, conhece Mrs. Teasdale, que vai fazer dele ditador do país chamado Freedonia (meus amigos, se um dia eu virar um fodão e comprar uma ilha eu a nomeiaria do mesmo jeito "Freedonia" e depois levaria todo mundo para jogar no meu casino particular, passar na minha gibiteca particular, fodão que é fodão tem tudo particular, e beber umas biritas na praia apreciando as nativas particulares praticando seu ritual da fertilidade partic... hã!? sim, vamos ao que interessa):

Rufus: Não que eu me importe, mas onde está seu marido?
Teasdale: Como assim? Ele está morto?
Rufus: Aposto que ele tem usado isso como desculpa.
Teasdale: Eu estava com ele até o seu amargo fim.
Rufus: Não me admira que ele tenha morrido.
Teasdale: Eu o tomei em meus braços e o beijei.
Rufus: Ah, sim! Então foi assassinato. Você casaria comigo? Ele deixou algum dinheiro para você? Responda a segunda pergunta primeiro.

Bem, há muitas mais frases e história sobre este grupo e sem dúvida muitas outras sobre o Groucho (aliás, aqui encontrei outras cositas escritas por Fernando Tucori, acreditem, vale a pena dar uma lida, é de rachar o bico... essa do pernalonga estar sempre roendo uma cenoura para imitar o Groucho com o charuto não sabia não).
Abraços